Fundação de Cultura realiza Oficina de Cerâmica de Bichos do Pantanal em Alcinópolis

11/09/2014

Fundação de Cultura realiza Oficina de Cerâmica de Bichos do Pantanal em Alcinópolis

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre no dia 15 de setembro (segunda-feira), às 14 horas, no Centro de Convivência dos idosos de  Alcinópolis a Oficina de Cerâmica Bichos do Pantanal, voltada para artesãos do núcleo produtivo do município.

Ministrado pelo artesão Rodrigo Avalhães, o curso segue até o dia 25 de setembro. As aulas acontecem das 8h às 18 horas e contarão com 30 alunos. O objetivo é capacitar os artesãos na criação de peças que remetam a fauna pantaneira.

Rodrigo Avalhães é reconhecido pelos esculturas em cerâmica que se tornaram símbolo do Estado, como as “Onças”. As peças são vendidas na Casa do Artesão de Campo Grande em outros estados.

O artesão já participou do Projeto “Sapicuá Pantaneiro” - projeto que nasceu em 2003 com o objetivo de resgatar, desenvolver e incentivar o artesanato da região de Pantanal de Mato Grosso do Sul, preservando a natureza, a cultura e suas tradições.

Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa ao fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses.

O programa aproveita as vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora por meio da preparação para o mercado competitivo.

Serviço: Para outras informações sobre os projetos da área do artesanato da Fundação de Cultura basta entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, através dos telefones 3316-9107, 9152 ou 9333.

Fundação de Cultura de MS