Vídeos Quem Somos Contato
Fibria apoia entrega de Carta Aberta produzida por estudantes do Programa Votorantim pela Educação
19 de outubro de 2016 18:51
Fibria apoia entrega de Carta Aberta produzida por estudantes do Programa Votorantim pela Educação

Os municípios de Brasilândia e Selvíria (MS) recebem, nos dias 19 e 26 de outubro, respectivamente, as Cartas Abertas dos alunos participantes do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com a Fibria, que busca contribuir para a melhoria da educação pública por meio de mobilizações sociais que envolvem toda a comunidade.As cartas foram elaboradas por meio das etapas da Consulta Lúdica,com o tema “A Escola que Podemos Construir Juntos”, na qual também foram desenvolvidos brincadeiras e exercícios de reflexão.

 

A Carta Aberta, constituída com os materiais produzidos durante os ciclos, é entregue à sociedade com ideias e sugestões que os alunos propõem para transformar a educação nos municípios, com objetivo de aumentar o alcance e a representatividade das crianças e dos jovens.

 

“O programa está engajando toda comunidade para debater e propor melhorias para educação dos municípios que participam do PVE e onde a Fibria tem atuação. O mais importante é que as crianças e adolescentessãoporta-vozes das necessidades de uma escola melhor, afinal, eles vivem o cotidiano da educação. Portanto, a visão e sugestões deles são fundamentais na construção de um futuro melhor”, diz o gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo.

 

Desenvolvimento

 

Durante o ano, o PVE realizou diversas ações em busca da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional no município. Dentre as ações está a confecção de bandeiras, em que os conceitos aplicados foram a inspiração para a criação das cartas, desenvolvidas durante três encontros nos quaisos alunos foram estimulados a criar frases sobre o tema ‘Qual escola queremos’.Valores como respeito, educação de qualidade, acessibilidade e igualdade foram questões apontadas pelos alunos.

 

As atividades tiveram início em março, quandobuscou-se crianças, jovens e adolescentes engajados em concretizar mudanças e trabalhar na melhoria contínua da educação, almejando a construção da escola e municípios ideais.

 

Em outubro, um mês antes do encerramento das atividades do PVE, acontecem as inscrições para o Desafio Criativos da Escola, que premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades. Serão premiados os dezprojetos de todo o Brasil que mais se destacarem nos seguintes critérios: protagonismo, impacto social, empatia e trabalho em equipe.

 

Este é o primeiro ano que Brasilândia recebe o programa e o quarto ano consecutivo que Selvíria é beneficiada. Outros municípios do Estado também já receberam o programa, totalizando seis anos consecutivos de atividades do PVE em Mato Grosso do Sul.

 

A adesão dos municípios é decidida em conjunto com as secretarias municipais de educação. Ao concordarem, as secretarias assumem o compromisso com as atividades que o programa propõe, como a capacitação de secretárias e técnicos da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores das escolas, palestras abertas à comunidade, incentivo da participação dos alunos, dentre outras ações de mobilização social.

 

Ao final do ano, Brasilândia e Selvíria também receberão ainda o evento final, voltado à apresentação e reconhecimento dos produtos desenvolvidos durantes os ciclos e dos participantes.

 

Serviço

A carta no município de Brasilândia será entregue à sociedade nesta quarta-feira (19), na Câmara Municipal, a partir das 18h. Já em Selvíria, a população recebe o documento no dia 26, nas escolas participantes do PVE. 

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas e 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

 


Fibria






Mais Lidas
    Nenhum arquivo

Ver