Vídeos Quem Somos Contato
Noventa pessoas participaram do Mutirão de Combate ao Câncer da Pele
28 de novembro de 2016 19:13
Noventa pessoas participaram do Mutirão de Combate ao Câncer da Pele

No último sábado (26), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com o Programa Municipal de Controle de Hanseníase, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, realizou o "Mutirão de Atendimento Médico", no Centro de Especialidades Médicas - CEM. Segundo os organizadores da campanha, 90 pessoas foram atendidas no Mutirão.

Participaram da ação os dermatologistas Maria Angélica Gorga, Mônica Mitie Shimizu, Leira Mussa Gazi Ribeiro, Luiza Camargo de Barros, Ernani Vilela dos Reis e o oncologista Rodrigo Melão. Além disso, agentes comunitárias de Saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e acadêmicos do curso de medicina da UFMS foram voluntários na campanha.

Segundo os dados divulgados pelos organizadores, das 90 pessoas atendidas, 40 foram homens e 50 mulheres. Além disso, foram atendidas quatro pessoas menores de 15 anos de idade, uma pessoa entre 15 a 20 anos, 14 pacientes entre 36 a 45 anos, 20 pessoas entre 46 e 55 anos, 23 entre 56 e 65 e 26 pessoas maiores de  65 anos de idade.

Durante a consulta, 61 participantes declararam que não utilizam nenhuma proteção quando se expõe ao sol, enquanto 28 utilizam algum produto para se proteger nos raios solares e uma pessoa informou que não se expõe ao sol.

Sobre histórico de Câncer de Pele, 78 pessoas disseram que não tem nenhum registro e 12 afirmaram que já tiveram algum caso. Além disso, 24 participantes afirmaram que já tiveram registro de histórico de câncer de pele na família e 66 não tiveram.

A iniciativa faz parte do “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele” que acontece há 16 anos e realizado anualmente pela SBD. A data é celebrada no dia 26 de novembro (sábado), com intuito de solidificar as ações da instituição contra a doença.

Além do atendimento preventivo em relação ao Câncer da Pele, a equipe também investigou os casos suspeitos de Hanseníase. Em relação ao diagnóstico, 40 pessoas foram detectadas outras doenças relacionadas à pele, sendo duas pessoas suspeitas de hanseníase, um de lúpus discoide e uma de esclerodermia.

E por fim, 31 pessoas receberam as orientações necessárias sobre o cuidado para a prevenção, duas pessoas foram encaminhadas para cirurgia, sete para outros serviços, quatro pacientes para biópsia e 13 para agendamento de uma nova consulta.

Os organizadores da campanha agradeceram a presença de todos os participantes e também o apoio para realização do Mutirão.

 

 


Assessoria de Comunicação






Mais Lidas
  1. Kate Middleton que está iniciando tratamento contra o câncer
  2. Polícia Federal apreende 150kg de cocaína em Três Lagoas - MS

Ver