Vídeos Quem Somos Contato
Câmara de Três Lagoas entrega Diploma Zumbi dos Palmares
29 de novembro de 2016 19:11
Câmara de Três Lagoas entrega Diploma Zumbi dos Palmares

A Câmara Municipal de Três Lagoas realizou sessão solene, alusiva à reflexão, homenagem e valorização da raça negra, na noite desta segunda-feira (28).

 

Na sessão solene, foram homenageadas instituições e pessoas de destaque, com a entrega do Diploma Zumbi dos Palmares, instituído pelo Decreto nº 03, de 10 de junho de 2013, proposto pelo vereador Idevaldo Claudino da Silva e aprovado por unanimidade em sessão plenária.

 

Na mesma sessão, atendendo à propositura do vereador Adão José Alves, foram homenageados atletas paralímpicos com a entrega de Moções de Congratulação, pelas conquistas obtidas em recentes e importantes eventos do esporte.

 

Presidida pelo vereador Idevaldo e com a participação dos  vereadores Adão e Jorge Martinho, a solenidade foi aberta com o Hino Nacional Brasileiro, cantado pelo Grupo Memória de Capoeira – Atletas do Bem, dirigido pelo professor Mário Márcio de Queiroz e contou com a presença das seguintes autoridades: secretário municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira, representando a prefeita Marcia Moura; presidente do Conselho Municipal do Negro, Luzia Nunes Mariano; professor Petrônio Alves, representando a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinted); diretor geral do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Ápio Cornielo e Silva, acompanhado dos professores Guilherme Garcia Tomazeli e Gilmar Ribeiro Pereira;  e  o professor das Faculdades AEMS, advogado Francisco Ricardo de Morais Arrais.

 

Em meio às homenagens e pequenas palestras sobre a importância e valorização da Consciência Negra, a solenidade foi marcada por apresentações artísticas e culturais do Grupo de Capoeira Atletas do Bem; grupo de alunos da Escola Municipal Olyntho Mancini; artista Fernanda Aranha e a Dança dos Orixás; e o Grupo Memória de Capoeira com a apresentação da Dança do Maculelê.

 

Sobre a importância e significado da sessão solene, o vereador Idevaldo observou: “É o reconhecimento e valorização das pessoas que nos ensinaram a notar e perceber os valores da consciência negra”.

 

“Esta sessão foi um leque de aprendizado sobre o que significa consciência negra e igualdade racial”, disse o vereador Idevaldo ao agradecer a presença e as palestras dos professores do IFMS e da AEMS.

“Temos que avançar nas ações de valorização do ser humano, sem distinção de raça”, completou o vereador.

 

Homenageados

 

Nesta sessão solene, foram homenageados e receberam Moção de Congratulação, proposta pelo vereador Adão, os seguintes atletas: Cleiton Júnior Pereira (16), ouro no arremesso de peso e prata no lançamento de dardo; Yuki Roberto Rodrigues (14), ouro nos 100 metros, no lançamento de pelota e no salto em distância; Analanda de Lima Mafissol, campeã de tênis de mesa na categoria de 12 a 15 anos, classe S10 nos jogos paralímpicos escolares de Mato Grosso do Sul; e Felipe Araújo, campeão de arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco no Campeonato Regional Circuito  Loterias Caixa e o 2° no ranking  brasileiro na classe F44.

 

O vereador Adão também entregou o Diploma  Zumbi dos Palmares ao atleta e professor Gercino Francisco, mais conhecido por “Caçapava”, pelos serviços realizados em prol da educação e cultura.

 

Coube ao vereador Jorge Martinho a entrega do Diploma Zumbi dos Palmares à ex-servidora da Câmara Municipal, Maria Helena da Silva.

 

Escolas Estaduais e Municipais

 

Na mesma solenidade, o vereador Idevaldo homenageou instituições e escolas que se destacaram em ações de valorização da consciência negra.

Juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos do Negro, receberam o Diploma Zumbi dos Palmares: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); Sinted; Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul (Faculdades AEMS);  Escolas de Samba Acadêmicos Unidos de Três Lagoas, Estação Primeira, Unidos da Vila e X-15; Grupo de Capoeira Atletas do Bem; Grupo de Capoeira Matamba; Grupo de Capoeira Memória; Escolas Estaduais  Afonso Pena, Dom Aquino Corrêa, Edwards Corrêa, Fernando Corrêa, João Dantas Filgueiras, João Magiano Pinto (JOMAP), João Ponce de Arruda e José Ferreira; Escolas Municipais Senador Filinto Müller, Professor Ramez Tebet, São Carlos, Flausina de Assunção Marinho, Eufrosina Pinto, Maria de Lourdes Lopes, Maria Eulália Vieira, Odeir Antônio da Silva, Elson Lot Rigo, Olyntho Mancini e Marlene de Noronha.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 


Câmera Municipal






Mais Lidas
  1. Kate Middleton que está iniciando tratamento contra o câncer
  2. Polícia Federal apreende 150kg de cocaína em Três Lagoas - MS

Ver