Vídeos Quem Somos Contato
Parceria Votorantim pela Educação será ampliada para mais de 50 municípios brasileiros em 2017
27 de março de 2017 19:30
Parceria Votorantim pela Educação será ampliada para mais de 50 municípios brasileiros em 2017

– O Instituto Votorantim realizou entre os dias 22 e 24 de março, a “Oficina de Pactuação do Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2017” com secretários de educação de 52 municípios que farão parte do programa neste ano. Em 2017, o número de cidades com atuação do PVE triplicou, o que vai beneficiar, em média, 190 mil alunos, entre 6 e 14 anos, em 16 estados brasileiros onde a Votorantim está presente por meio de seus negócios.

O PVE contribui para a melhoria da educação pública, com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar. A estratégia é, de um lado engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de outro, qualificar a oferta de ensino, por meio de parceria com o poder público e a comunidade.

“Temos a convicção de que uma educação sólida é a base para a formação de uma sociedade próspera. Por isso, muito antes do conceito de valor compartilhado ganhar a dimensão que tem hoje, a Votorantim já investia em ações em prol do desenvolvimento social das comunidades onde atua”, declarou João Miranda, diretor-presidente da Votorantim S.A..

O encontro teve como objetivo debater com secretários de educação e técnicos das prefeituras sobre como a gestão eficiente favorece o aprendizado e a importância da participação da família e alunos na educação. Além disso, foram apresentados os resultados já conquistados - melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, nos municípios em que o PVE já foi implementado, se comparado a municípios que não receberam o programa.

A iniciativa, realizada há oito anos, tem acumulado resultados positivos. Estudo comparativo entre os municípios que aderiram ao PVE e um grupo-controle indicou que, no período de 2008 a 2015, o PVE colaborou para acelerar em 38% a evolução do índice nos municípios que aplicaram o programa no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II. Durante todo o período em que o programa está em vigor já foram beneficiados, aproximadamente, 700 mil alunos de 795 escolas.

“Nós acreditamos que as empresas e comunidades podem e precisam crescer em harmonia, em um equilíbrio que traga resultados positivos, econômicos e sociais para todos. Também acreditamos que os gestores públicos são os principais agentes de desenvolvimento das comunidades que nos hospedam. Por isso o Instituto, respeitando seu DNA de sempre investir na causa da educação, promove há oito anos parcerias com as gestões municipais para mobilização da sociedade e melhoria da gestão educacional dos municípios onde atuamos”, disse Cloves Otávio Nunes de Carvalho, diretor do Instituto Votorantim.

Cidades que integrarão o PVE em 2017:

Região

Estado

Município

Norte

PA

Rondon do Pará

Primavera

TO

Xambioá

Nordeste

BA

Alcobaça

Camaçari

Cachoeira

Governador Mangabeira

Maragogipe

São Felix

PE

Araripina

PI

Curral Novo

Santa Filomena

SE

Laranjeiras

Centro-Oeste

GO

São Simão

Niquelândia

MS

Agua Clara

Brasilândia

Selvíria

MT

Aripuanã

Sudeste

ES

Aracruz

Conceição da Barra

Montanha

MG

Divinolândia

Belmiro Braga

Vazante

Juiz de Fora

São Gonçalo do Abaeté

Três Marias

RJ

Cantagalo

Barra Mansa

Resende

SP

Alumínio

Araçariguama

Cerqueira Cesar

Itapetininga

Matão

Pratânia

Igaratá

Ibiúna

Juquitiba

Piraju

Miracatu

Juquiá

Sul

PR

Ribeirão Claro

Rio Branco do Sul/PR

SC

Campo Belo do Sul

Ibirama

Lontras

Apiúna

Celso Ramos

RS

Pinheiro Machado

Esmeralda

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

 


Votorantim






Mais Lidas
  1. Kate Middleton que está iniciando tratamento contra o câncer
  2. Polícia Federal apreende 150kg de cocaína em Três Lagoas - MS

Ver