Vídeos Quem Somos Contato
Equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas vai a Dourados em busca de capacitação
04 de dezembro de 2017 14:24
Equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas vai a Dourados em busca de capacitação

Com o objetivo de atualizar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Três Lagoas e trocar experiências com a recém empossada da prefeitura, a Veterinária Andréia Santana Silveira, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, viajou nesta semana a Dourados para ter acesso ao modelo de Serviço de Inspeção Municipal de Dourados (SIMD), a nova equipe, em funcionamento desde maio deste ano, já conta com mais de 24 estabelecimentos registrados.

A visita teve ainda o incentivo do SEBRAE de Três Lagoas para auxiliar na comercialização dos ovos caipiras na agricultura familiar do município.

O Secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti, a Veterinária Andréia e o Técnico em Meio Ambiente da SEMEA, Nilton de Castro Ramos, se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Economia Solidária de Dourados e, acompanhados pela Consultora e Instrutora Credenciada pelo SEBRAE-MS, Idete Mendes, tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório do SENAI (LabSENAI), considerado referência no Brasil e o primeiro laboratório a receber certificado do Inmetro de Mato Grosso do Sul.

A equipe teve a oportunidade ainda de conhecer o projeto da Feira de Produtores da Agricultura Familiar de Dourados, projeto desenvolvido há dois anos pelo município.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti, “a visita ao município de Dourados foi de suma importância para a atualização do SIM de Três Lagoas, para obtermos eficiência na legalização da comercialização de produto de origem animal e vegetal”, explica o secretário.

Segundo Yamaguti, além das empresas particulares, é também através do SENAI que são realizados os exames de produtos de origem animal e vegetal e onde futuramente iniciarão as análises de agrotóxicos em hortaliças, além de outras empresas. “Eles também atendem os produtores da Agricultura familiar para analisar os produtos”, pontua. 

Reunião

A reunião na Secretaria Municipal de Agricultura e Economia Solidária contou com a participação dos veterinários responsáveis pelo SIMD, a coordenadora Dra. Lidiane Zanato e o Fiscal, Dr. Michael Douglas B. Massena. 

Durante o encontro, foram abordados temas diversos, como o modelo de regulamentação, documentações exigidas e roteiro de funcionamento do serviço de inspeção municipal. Após a reunião, a equipe foi a campo visitar um restaurante e boutique de carne (Steak House) considerado modelo por cumprir com todas as recomendações exigidas pelo SIM.

Também esteve presente na reunião o Secretário de Agricultura Familiar de Dourados, Landmark Ferreira Rios, responsável pelo projeto da Feira da Agricultura Familiar do município. 

Dezenove famílias participam do projeto, onde comercializam na Feira Agroecológica Parque dos Ipês, realizada uma vez na semana, seus produtos, aumentando o desenvolvimento econômico do pequeno produtor, promovendo o incentivo da população ter uma alimentação saudável.


Diretoria de Comunicação






Mais Lidas
    Nenhum arquivo

Ver