19 de Dezembro de 2018

(67) 3521-0808


Home
Meio Ambiente Cidade Política Geral Poesias Economia Acontecimentos Dr. Sérgio Luís Entretenimento Esporte
Fotos Vídeos Contato 103 Anos de Três Lagoas
×





11/06/2018

Em Três Lagoas, promotor entra com ação para retirada de jacarés da Lagoa Maior

Doze jacarés vivem no principal ponto turístico da cidade.

A permanência dos jacarés na Lagoa Maior, em Três Lagoas, voltou a ser alvo de discussão após um dos animais atacar e matar um cachorro que havia entrado na água na semana passada. O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, moveu uma ação civil contra a prefeitura pedindo a retirada de todos os predadores do local. Ele alega que poderia ser uma criança atacada pelo jacaré.“A conclusão que se chega é a que existe risco sério e próximo de que alguma 'desgraça' possa acontecer entre os jacarés e algum pedestre e, por óbvio, vai recair toda a culpa sobre a administração pública”, argumenta.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, existem três animais adultos com mais de dois metros de comprimento e nove de porte médio. No ano passado, houve a retirada de três jacarés grandes do local. Em 2016, o promotor ingressou uma outra ação para a retirada dos animais, mas foi negada pelo juiz.

No mesmo ano foram retirados 50 ovos prestes a eclodir e esta semana mais 60 sairam do local. Antônio entende que são necessárias medidas definitivas para a Lagoa Maior. “Existe uma proliferação muito grande desses animais na Lagoa. Em 2016, retiramos da Lagoa 50 ovos de jacaré que estavam pra eclodir. [...] Daqui a pouco teremos tantos jacarés no local que não vamos conseguir resolver.”A decisão da retirada dos animais só será tomada após análise dos técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti.Depois do incidente com o cão, a secretaria informou que irá aumentar o número de placas de alerta de que é proibido andar com cachorro na pista de caminhada da Lagoa.

Correio do Estado

 

Versão Impressa



Mais Lidas

    
  1. Renovação de frota motiva venda de caminhões usados
  2. BANDA KORRERIA 77 É ATRAÇÃO NO ENCERRAMENTO DO MOTO SHOW 2014
  3. ASFALTOS ESTADUAIS NO BOLSÃO CONCLUÍDOS
  4. Centro Cultural recebe obras do Marco para a exposição “Brasil Central”
  5. Fundação de Cultura realiza Oficina de Cerâmica de Bichos do Pantanal em Alcinópolis