15 de Março de 2019

(67) 3521-0808


Home
Meio Ambiente Cidade Política Geral Poesias Economia Acontecimentos Dr. Sérgio Luís Entretenimento Esporte
Fotos Vídeos Contato 103 Anos de Três Lagoas
×





09/05/2019

Delegado Geral participa da abertura do Seminário MS Fronteiras, que discute temas sobre a violência contra as mulheres

CAMPO GRANDE (MS) – Com a presença do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Dr. Antônio Carlos Videira, o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Marcelo Vargas Lopes, participou na tarde de ontem (26), às 13h30, no auditório da Governadoria, da abertura do Seminário “MS Fronteiras”, que trata da Segurança Pública nas Fronteiras e violências que acometem as mulheres.

O evento que segue até hoje (27), é organizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, e trabalha com um mapeamento e diagnóstico das violências que acometem as mulheres na região de fronteira, e visa a elaboração de políticas públicas que visa o empoderamento, o empreendedorismo e a superação das desigualdades sociais.

Dentre os temas, serão ainda abordados questões da violência de gênero que as inicia no mundo do crime, o uso de mulheres e meninas como “mulas” do tráfico e o tráfico internacional de mulheres.

Durante a abertura, Luciana Azambuja Roca, Subsecretária da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SPPM), destacou a violência contra as mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos direitos humanos. Ressaltou ainda que no Brasil, os índices da violência contra as mulheres, são altos, apesar dos esforços dos governos e das políticas públicas existentes, principalmente, nas áreas de prevenção, combate e enfrentamento à violência.

De acordo com os dados obtidos, no Brasil, as estatísticas apontam que a cada 2 minutos, 5 mulheres são espancadas, a cada 11 minutos, 1 mulher é estuprada, a cada 1h, 503 mulheres são agredidas e a cada 2h, 1 mulher é morta.

O seminário visa também discutir estes dados, e as medidas que são tomadas para que esse quadro de violência diminua.

O Delegado Geral, na qualidade de debatedor, integrou a primeira mesa de discussões com tema: Análises sobre Segurança Pública e Violência nas Fronteiras. Também fez parte das discussões, a Delegada da Polícia Federal, Kelly Bernardo Trindade, a Delegada da Polícia Civil, Tathiana Laíz Guzella, do Estado do Paraná, e a Dra. Patrícia Zimerman D’Ávila, Delegada de Polícia Civil de Santa Catarina.

Estiveram presentes na solenidade, Delegadas e Delegados de Polícia que atuam em Delegacias de atendimento às mulheres, o Ouvidor Geral da Polícia Civil, Dr. Matusalém Sotolani, a Diretora da Academia de Polícia, Dra. Maria de Lourdes Souza Cano, o Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Dr. Edilson dos Santos Silva, o Diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Dr. Ivan Barreira, o Diretor do Departamento de Inteligência Policial (DIP), Dr. Devair Aparecido Francisco, além de representantes do executivo, sociedade civil e órgãos não governamentais.

 

Segurança

 

Versão Impressa

×

CAPA

Jornal Impresso



Mais Lidas

    
  1. PSICOLOGIA AEMS: MAIS UM RECONHECIMENTO DO MEC
  2. Longe dos problemas na Coluna
  3. ‘Não desistiremos do Brasil’, diz viúva
  4. Rodada define semifinalistas do Sul-Mato-Grossense sub-19
  5. Desmatamento na Amazônia já afeta o clima. Entrevista com Antonio Donato Nobre, INPE