15 de Março de 2019

(67) 3521-0808


Home
Meio Ambiente Cidade Política Geral Poesias Economia Acontecimentos Dr. Sérgio Luís Entretenimento Esporte
Fotos Vídeos Contato 103 Anos de Três Lagoas
×





21/08/2019

Meio Ambiente reforça ação para coleta seletiva de vidros

Sempre preocupada com as questões ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) está reforçando a conscientização quanto ao descarte de lixo reciclável.

Desta vez, o foco da ação é o vidro, material que sempre é jogado de forma irresponsável na natureza, podendo causar acidentes, lesões e poluir o meio ambiente. Além disso, garrafas podem acumular água e causar a proliferação do mosquito da dengue.

A Cooperativa de Reciclagem Arara Azul passou a receber também embalagens de vidro no início deste ano. A iniciativa é resultado da parceria da Cooperativa junto à Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro – do Estado de São Paulo.

Para colaborar, o cidadão deve separar o material e colocá-lo com cuidado em saco plástico para que a Coleta Seletiva o recolha e encaminhe para a Coopazul. São reaproveitados potes de alimentos, frascos de remédios, perfumes, garrafas de sucos, cervejas e outras bebidas. A população pode contribuir também com garrafas de cerveja “long neck”, que não há reutilização no comércio.

Além de contribuir com o meio ambiente, esta coleta seletiva é o sustento de 25 famílias que vivem exclusivamente da reciclagem. A SEMEA alerta que o morador deve ficar atento aos dias que o caminhão da Coleta Seletiva passa nos bairros.

Uma das características únicas do vidro, é que o mesmo pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo da reciclagem, sem nenhuma perda material. Isso é possível pois é feito de minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato.

Obs: Vidros temperados como os utilizados em portas, janelas e para-brisa de carros, não são coletados pela cooperativa.

COLETA SELETIVA

A Empresa Financial faz a coleta seletiva em todos os bairros do Município uma vez por semana. Os materiais recicláveis devem estar armazenados e separados em sacos verdes, sendo papel, plástico, metal e vidro em cada. O lixo orgânico (resto de comida e semelhantes) não seja reciclável, deve ser separado.

Caso ainda não possua os sacos verdes, o morador pode solicitar gratuitamente na Financial pelo telefone (67) 3524-8350. Informações sobre o sistema de coleta, dias de recolhimento e outros, podem ser obtidos pelo telefone da SEMEA: (67) 3929-1249.

Para quem quiser levar o lixo até a Cooperativa e conhecer o trabalho de reciclagem, o endereço é Rua New York, número 348 – Vila dos Ferroviários, próximo à Saída para Campo Grande.

 

 

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

 

Versão Impressa

×

CAPA

Jornal Impresso



Mais Lidas

    
  1. PSICOLOGIA AEMS: MAIS UM RECONHECIMENTO DO MEC
  2. Longe dos problemas na Coluna
  3. ‘Não desistiremos do Brasil’, diz viúva
  4. Rodada define semifinalistas do Sul-Mato-Grossense sub-19
  5. Desmatamento na Amazônia já afeta o clima. Entrevista com Antonio Donato Nobre, INPE