14 de Novembro de 2019

(67) 3521-0808


Home
Meio Ambiente Cidade Política Geral Poesias Economia Acontecimentos Dr. Sérgio Luís Entretenimento Esporte
Fotos Vídeos Contato 103 Anos de Três Lagoas
×





30/10/2019

8º Encontro da Camponesas é sucesso de público e destaca o trabalho da mulher rural

rural

Aconteceu no último sábado (26), o 8º Encontro das Camponesas no Assentamento Pontal do Faia, em Três Lagoas. Moradores de seis assentamentos da região Costa Leste do Estado participaram do evento, considerado um dos mais importantes para a produção da agricultura familiar na região.

Promovido pelas próprias camponesas moradoras dos Assentamentos, o Encontro tem como objetivo

reunir as famílias e estreitar os laços entre os assentamentos, partilhando suas experiências, vivências e exposição do que produzem, plantam e criam em suas propriedades.

E para dar evidência à realidade do pequeno produtor rural, as camponesas organizam esta festa, que se destaca pela alegria e pela variedade de comidas e bebidas servidas aos convidados, todas com ingredientes de seus sítios. Além disso, a programação inclui palestras, rodas de conversa, oficinas, serviços de saúde e apresentações culturais.

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), deu apoio às organizadoras e esteve presente no evento. O público presente também contou com a equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social “CRAS” Interlagos, equipe de Saúde Bucal, ambulância e serviços de aferição de pressão.

Após o café da manhã, a Banda Marcial “Cristo Redentor” fez a abertura da programação do Encontro. Na sequência, as autoridades presentes discursaram, dando boas vindas e falando sobre a importância do evento.

A organizadora e presidente da Associação, Adriana Maria Cruz Bispo, recepcionou a todos e comemorou a realização. “É com grande orgulho que recebemos vocês em mais um encontro, que destaca a força da mulher do campo e valoriza nosso trabalho. Aproveitem cada momento deste dia, que será de muito aprendizado e alegria”, discursou.

O prefeito Angelo Guerreiro prestigiou a festa e falou de sua admiração e respeito pelos realizadores. “Um dos lemas da nossa Gestão é a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar no Município. Fico muito feliz que o empenho de vocês está dando certo, que a mulher rural está conquistando seu espaço e prova disso, é esta festa maravilhosa que nos enche de orgulho. Parabéns camponesas”, destacou o prefeito.

A abertura contou também com a palavra do secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Toniel Fernandes, do coordenador de políticas públicas do Agronegócio, Célio Lopes de Barros, coordenador do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Sedeval Nardoque, coordenadora do núcleo de agroecologia, Rosimeire Almeida, secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Adriano Barreto, vereadores Luiz Akira e Celso Yamaguti.

Neste ano, o Evento contou com a participação das famílias indígenas da Aldeia Ofaié, de Brasilândia, dos alunos do curso técnico agrícola da ETEC – Ilha Solteira – SP, dos representantes da Empresa “Sementes Crioula”, de Rebouças – PR, e da palestrante Claudia Fernanda Noriler Silva, do Ministério Público do Trabalho. A Orquestra de Violeiros de Três Lagoas animou os convidados com o melhor da música raiz sertaneja.

PARCEIROS

O Encontro das Camponesas contas com a parceria da Eldorado Brasil, UFMS, SEBRAE, AGRAER e Prefeitura de Três Lagoas. Estiveram presentes moradores dos Assentamentos 20 de Março, Serra, São Joaquim, Alecrim, Canoas e Aroeira.

 

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

 

Versão Impressa

×

26 de outubro de 2019 - Nº 539

Jornal Impresso



Mais Lidas

    
  1. PSICOLOGIA AEMS: MAIS UM RECONHECIMENTO DO MEC
  2. Longe dos problemas na Coluna
  3. ‘Não desistiremos do Brasil’, diz viúva
  4. Rodada define semifinalistas do Sul-Mato-Grossense sub-19
  5. Desmatamento na Amazônia já afeta o clima. Entrevista com Antonio Donato Nobre, INPE