O câncer de boca pode afetar diversas partes da cavidade oral, como os lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e especialmente as bordas da língua. Embora seja mais comum em pessoas de pele branca e frequentemente no lábio inferior, a doença pode atingir qualquer pessoa.
Os principais sinais de alerta são lesões persistentes, como feridas ou úlceras na boca que não cicatrizam em mais de 15 dias. Manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato e bochechas. Nódulos no pescoço, como caroços que podem indicar que a doença se espalhou. Rouquidão, como mudanças na voz que não desaparecem. Casos mais avançados podem apresentar sintomas como dificuldade para mastigar e engolir; dificuldade na fala.
Se você notar alguma dessas lesões, é crucial procurar um profissional de saúde, como um médico ou dentista, para um exame completo. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento. O câncer de boca é mais comum em homens com mais de 40 anos, mas pode afetar pessoas mais jovens. A prevenção é simples e eficaz: adote hábitos saudáveis! Evite o uso de tabaco e bebidas alcoólicas, mantenha uma dieta equilibrada e pratique boa higiene oral.
Reportagem, Janary Damacena/Agência Vox