A Fiems tomou posse, na última terça-feira (29/08), como representante do segmento de usuários/indústria, no Comitê da Bacia hidrográfica do Rio Pardo.
A 1° reunião ordinária foi realiza no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Mais importante bacia hidrográfica do Estado, a área abrange 11 municípios, entre os quais a Capital, Campo Grande, onde vivem aproximadamente 40,5% da população sul-mato-grossense.
A assessora do Núcleo de ESG e Sustentabilidade da Fiems, Cláudia Borges, representou a Fiems na posse.
“Este comitê terá um papel importante na promoção, planejamento e proposição de usos múltiplos e racional de recursos hídricos, bem como promover diálogo, consensos e gestão mais integrada de políticas e iniciativas, visando bem-estar social, ambiental e econômico da região dos 11 municípios, que compõe a bacia”, ressaltou.
A Bacia Hidrográfica do Rio Pardo está localizada porção leste do Estado, inserida na bacia do Rio Paraná.
Abrange uma área de 39.419 quilômetros quadrados e compreende as áreas territoriais dos municípios de Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Sidrolândia.
Com a constituição do grupo, Mato Grosso do Sul passa a ter quatro comitês estaduais de bacia: do Miranda, do Ivinhema, dos rios Santana e Aporé e agora do rio Pardo.
Ao todo o Estado tem 15 bacias hidrográficas, sendo que um comitê – do Santana e Aporé – gerencia duas bacias.
Há, ainda, o Comitê Federal da Bacia do Rio Paranaíba.
FIEMS