Brasileira pode ser nova vítima em ataques israelenses no Líbano, dizem familiares

Líbano
Foto: Rabih DAHER / AFP

Seria a segunda morte brasileira em meio aos bombardeios israelenses

Uma adolescente brasileira de 16 anos pode ter sido mais uma vítima dos bombardeios israelenses no Líbano, segundo relatos de seus familiares à imprensa. Após fugir de uma área sob ataque, a jovem teria retornado ao local para buscar material escolar e roupas, quando foi atingida. Seu pai também teria morrido no ataque, de acordo com um tio da adolescente.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil ainda não confirmou oficialmente as mortes. Enquanto o aeroporto de Beirute permanece aberto para voos comerciais, o governo brasileiro avalia a necessidade de apoiar a evacuação de brasileiros da região em conflito.

Na última quarta-feira (25), outro jovem, de 15 anos, foi morto em bombardeios israelenses no Vale do Beqaa, a cerca de 30 quilômetros de Beirute. Ali Kamal Abdallah, filho de um paraguaio que também morreu nas explosões, foi uma das vítimas. A embaixada brasileira no Líbano está prestando assistência à família.

Condenação ao conflito

Durante coletiva de imprensa na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou a escalada de violência entre Israel e o Hezbollah no Líbano. “É o maior número de mortos desde a guerra civil, que durou de 1975 a 1990. Morreram 94 mulheres, 50 crianças, e 2.058 pessoas ficaram feridas. Mais de 10 mil foram forçadas a abandonar suas casas”, destacou Lula.

O governo brasileiro já havia condenado veementemente, na última segunda-feira (23), os ataques aéreos de Israel contra áreas civis em Beirute, no sul do Líbano e no Vale do Beqaa, recomendando que os brasileiros deixassem a região.

Tensões na fronteira

Os confrontos entre Israel e o Hezbollah, grupo libanês, têm se intensificado desde o início da guerra em Gaza no ano passado, deflagrada após um ataque do Hamas, aliado do Hezbollah. Nos últimos dias, Israel aumentou suas ações militares no Líbano.

Apoio aos brasileiros no exterior

O Itamaraty informou que a embaixada do Brasil em Beirute segue em contato com a comunidade brasileira no Líbano, prestando assistência e orientações necessárias. Em caso de emergência, o consulado brasileiro pode ser acionado através do número +55 (61) 98260-0610 (WhatsApp).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui