Mais de 5,5 milhões de famílias começam a receber o Auxílio Gás

Gás
Marcello Casal/Agência Brasil

Mais de 5,52 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade no Brasil começaram a receber, a partir desta sexta-feira (18), o valor de R$ 104 pelo Programa Auxílio Gás dos Brasileiros (PAGB).

O benefício, que é pago a cada dois meses, foi criado para ajudar a cobrir o custo do gás de cozinha, um item essencial para a alimentação das famílias.

O valor corresponde a 100% do preço médio de um botijão de gás de 13kg, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e o investimento total do governo em outubro é de R$ 574,68 milhões.

O programa atende, principalmente, lares chefiados por mulheres. Do total de beneficiários, 58,3% são do sexo feminino e 89,8% das famílias contempladas têm uma mulher como responsável.

A região Nordeste concentra o maior número de beneficiados, com mais de 2,57 milhões de famílias recebendo o auxílio, seguida pela região Sudeste, com 1,82 milhão de lares atendidos.

Essas duas regiões juntas somam mais da metade dos recursos distribuídos pelo governo.

Além de apoiar as famílias mais vulneráveis, o Auxílio Gás ajuda a reduzir o impacto da alta dos preços do gás de cozinha, que pode comprometer uma parcela significativa do orçamento doméstico.

Reportagem, Kristine Otaviano