Missão empresarial da Fiems retorna da China com inspirações e novidades para Mato Grosso do Sul

China

A missão empresarial da Fiems à China retorna ao Brasil neste sábado (19/10) com uma bagagem de inspirações e novidades.

A delegação, composta por 22 empresários sul-mato-grossenses, teve uma programação extensa, com visitas a duas cidades chinesas: Shenzhen, considerada o grande polo tecnológico chinês, Guangzhou, que sedia a Canton Fair, maior feira multisetorial do mundo.

Dentro da programação da viagem, o grupo visitou importantes empresas, como a Huawai, de soluções tecnológicas para diversos segmentos da sociedade, BYD, famosa por seus carros elétricos, E-hang, de drones não tripulados e táxis aéreos, além de um dos maiores laticínios da China.

A comitiva visitou a Canton Fair, também conhecida como Feira de Importação e Exportação de Cantão, é um dos eventos comerciais mais importantes e abrangentes do mundo.

A feira ocorre duas vezes por ano, na primavera e no outono, na cidade de Guangzhou, China. Para os empresários, a participação é de extrema importância, pois oferece inúmeras oportunidades de negócios e benefícios significativos para suas operações comerciais.

Segundo o diretor de relações internacionais da Fiems, Aurélio Rocha, a missão cumpriu com o objetivo de estreitar as relações entre Mato Grosso do Sul e China.

“O país asiático é o maior parceiro comercial do Brasil e também de Mato Grosso do Sul e esse tipo de missão empresarial é de extrema importância”, afirmou.

Ele ainda reforçou que os empresários sul-mato-grossenses puderam conhecer de perto o processo produtivo chinês e trazer ideias inovadoras para o Brasil.

“Com certeza ter a oportunidade de conhecer empresas disruptivas inspira novas ideias para os nossos empresários e a gente conseguiu conectar o nosso grupo ao que tem de mais inovador na indústria chinesa”, completou.

Na avaliação do empresário corumbaense Wagner Garcia, que também é diretor da Fiems, foi um privilégio muito grande fazer parte da missão para entender o que faz da China uma potência mundial. “É um país que cresce com bastante alicerce.

Eu pude ter várias ideias para o meu negócio e vou voltar para o Mato Grosso do Sul com muito mais vontade de empreender e fazer a diferença”, declarou.

Para o empresário Nelson Brait, de Dourados, a viagem proporcionou uma verdadeira aula de tecnologia. “Foi muito interessante, principalmente pelas visitas técnicas a áreas da inovação. Todo negócio chinês tem uma sinergia com a tecnologia.

Um exemplo é a BYD, que nós brasileiros já conhecíamos os carros, mas nem imaginávamos todo o trabalho desenvolvido voltado para transporte público e mobilidade.

Aproveito para agradecer a oportunidade e parabenizar a Fiems pela organização de uma missão que com certeza irá agregar muito para indústria de Mato Grosso do Sul”, concluiu.

FIEMS