Petrobras anuncia investimento de R$ 3,5 bilhões para concluir fábrica de fertilizantes em Três Lagoas – MS

UFN3 Tres Lagoas
Foto: Saul Schramm

A Petrobras vai investir R$ 3,5 bilhões para finalizar as obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), localizada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito por William França, diretor-executivo de Processos Industriais e Produtos da estatal, durante um congresso do setor de óleo e gás.

O projeto, que está 85% concluído, é considerado estratégico para a estatal. A retomada das obras da UFN-III deve ser incluída no Plano Estratégico da Petrobras para o período de 2025 a 2029.

Segundo França, a Petrobras está em fase final de análise das ações necessárias para a conclusão da unidade. Ele destacou que a empresa está conduzindo um estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) para avaliar o retorno financeiro do projeto. “Estamos terminando a ‘due diligence’ do que falta fazer no projeto para rodar novamente o EVTE”, afirmou o executivo.

A conclusão da UFN-III é vista como crucial em um cenário em que o Brasil depende de importações para suprir sua demanda por fertilizantes, essenciais para o agronegócio. A fábrica deve aumentar a oferta de fertilizantes nitrogenados no mercado interno, reduzindo a dependência externa e fortalecendo a segurança alimentar do país.

Além disso, França também mencionou novos projetos em estudo, como a produção de combustível para aviação a partir de etanol, conhecido como ATJ (Álcool para Querosene de Aviação). Embora promissora, a iniciativa ainda está em fase preliminar, sem definições sobre prazos ou localização. “O álcool como matéria-prima não é problema, mas a infraestrutura, como dutos, ainda precisa ser desenvolvida”, disse França.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui