A Fiems participou, nesta quinta-feira (22/08), da programação realizada para receber militares da turma do segundo ano do curso da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no CMO (Comando Militar do Oeste), em Campo Grande.
O evento integra a viagem de estudos estratégicos realizada em Mato Grosso do Sul.
O economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende, apresentou um panorama da economia sul-mato-grossense, destacando a relação entre a produção agrícola e a indústria do Estado.
“São oficiais que vão assumir postos de comando importantes no Brasil. Então, é interessante nesse processo de viagem de estudos que eles conheçam melhor a realidade produtiva das diferentes unidades da federação. Contribuímos nesse aspecto mostrando a importância da indústria, a complementaridade que ela tem com o setor do agro, a nossa agroindústria de transformação que também se beneficia de todo esse crescimento e é uma das que mais cresce no País”, explicou.
A turma de 13 militares também pode conhecer os painéis elaborados pelo Observatório da Indústria da Fiems, responsável por reunir, organizar e oferecer acesso facilitado a um amplo conjunto de dados por meio de gráficos de visualização intuitivos e de fácil manuseio.
Responsável pela viagem de estudos estratégicos da escola para a área do CMO, o coronel José Euclides Araújo explicou sobre a importância das aulas para a formação dos assessores.
“A formação busca trazer conhecimento sobre diversas áreas. Aqui eles vão ter noção tanto da parte militar, das capacidades que o comando militar de área tem, e também vão ter noções sobre o Estado, isso inclui a parte da econômica do Estado, com a Fiems, na indústria, e a Famasul, no agronegócio. É importante para que eles passem a conhecer melhor essa região e isso ajuda no futuro deles, que serão assessores de alto nível dentro do Exército”, explicou.
Fiems