Vídeos Quem Somos Contato
Em 2023 foram entregues 21 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha vida
29 de dezembro de 2023 06:30
Em 2023 foram entregues 21 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha vida
Foto: Governo Federal

Cerca de 500 mil imóveis foram contratados, em termos de financiamento em 2023

O Minha Casa, Minha Vida já entregou cerca de 6 milhões de novas unidades habitacionais espalhadas pelo Brasil. Só no ano de 2023, cerca de 21 mil casas foram entregues e mais de 22 mil unidades que estavam paralisadas foram reformadas. Os números foram divulgados pelo Ministro das Cidades, Jader Filho, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (28/12).

“Esse ano, quando nós chegamos ao ministério, nós tínhamos em andamento, entre obras paralisadas e obras que vinham andando muito lentamente, mais de 180 mil unidades”, destacou o ministro.

No mês de junho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei de recriação do novo Minha Casa, Minha Vida, o maior programa de habitação popular do Brasil, gerido pelo Ministério das Cidades. A meta é que, até 2026, mais de dois milhões de moradias sejam contratadas. “A gente quer fortalecer ainda mais. Este ano já foram contratadas, em termos de financiamento, quase 500 mil unidades habitacionais, sendo que a meta era 375 mil para o ano de 2023”, afirmou Jader Filho.

Ainda durante a entrevista, o ministro das Cidades destacou a isenção como um dos pontos importantes do novo Minha Casa, Minha Vida. Os beneficiários do programa que recebem o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e aqueles que já quitaram 60 prestações, serão automaticamente isentos do pagamento de prestações do MCMV.

Só no mês de novembro deste ano, foram selecionadas 187,5 mil unidades habitacionais com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), em mais de 1,2 mil empreendimentos que beneficiarão 560 municípios em todo o Brasil.

De acordo com Jader Filho, já em janeiro de 2024, o Governo Federal fará uma seleção para o Minha Casa, Minha Vida Rural, com mais 30 mil unidades residenciais. Esta parte do programa será voltada para as famílias residentes nas áreas rurais, incluindo os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais.

Além disso, a seleção do programa voltado para entidades, que tem por finalidade a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produção de unidades habitacionais urbanas, deve sair também no próximo mês, com 28 mil unidades, de acordo com o ministro.


Agência Gov






Mais Lidas
    Nenhum arquivo

Ver