Vídeos Quem Somos Contato
Em rede nacional, ministra da Saúde convoca população para o combate à dengue
07 de fevereiro de 2024 13:15
Em rede nacional, ministra da Saúde convoca população para o combate à dengue
Foto: Matheus Brasil/MS

Governo Federal já ampliou em R$1,5 bilhão o repasse de recursos a estados e municípios

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um pronunciamento à nação, na noite desta terça-feira (06/02), convocando a população a atuar junto com o Governo federal para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e reduzir o numero de pessoas contaminadas no País. A pasta já ampliou em R$1,5 bilhão o repasse a estados e municípios para o combate à dengue e um centro de operações de emergências foi montado para analisar diariamente a evolução dos casos.

“Esse é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue”, reforçou a ministra.

Nísia lembrou, ainda, a importância da limpeza urbana para a prevenção da doença e convocou as prefeitas e os prefeitos para que intensifiquem os cuidados em suas cidades e municípios, evitando o acúmulo de lixo e de água, onde os mosquitos se proliferam. O cidadão também faz parte do combate. “Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e nas áreas em volta delas”, explicou.

Cerca de 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos domicílios, em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos, etc.). Os dados constam no 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA) de 2023.

A ministra finaliza o pronunciamento reforçando a ação da vacina, que será distribuída, inicialmente, para crianças entre 10 e 14 anos, pelo Sistema único de Saúde (SUS). “Após 40 anos de enfrentamento a epidemias de dengue, temos agora uma importante conquista da ciência e da saúde: a vacina. O Brasil é o primeiro País a incorporar ao sistema público de saúde, no nosso caso, o SUS, de tanto valor, uma vacina para a dengue”.

"Convoco todas e todos para uma mobilização nacional dos governos e de toda a sociedade para que, juntos, enfrentemos os atuais surtos e, em breve, possamos fazer com que a dengue seja uma doença do passado", concluiu.


Agência Gov






Mais Lidas
  1. Pistoleiro e matador Antônio Joaquim Aragão conhecido por “Camisa de Couro” morou em Três Lagoas
  2. Longe dos problemas na Coluna
  3. Como um município cresce economicamente?
  4. Renovação de frota motiva venda de caminhões usados
  5. Desmatamento na Amazônia já afeta o clima. Entrevista com Antonio Donato Nobre, INPE

Ver