Vídeos Quem Somos Contato
Prefeitura de Ribas do Rio Pardo - MS adota inteligência artificial no transporte público
06 de março de 2024 17:37
Prefeitura de Ribas do Rio Pardo - MS adota inteligência artificial no transporte público
Foto: Reprodução

Plataforma vai monitorar em tempo real as linhas de transporte escolar do município. Prefeito João Alfredo apresenta o projeto durante o 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes

A Secretaria de Infraestrutura, por meio da Prefeitura de São Ribas do Rio Pardo, está trabalhando na implementação de uma plataforma de monitoramento das linhas de transporte escolar do município. O projeto, que tem previsão de lançamento ainda para o final deste mês, será apresentado a prefeitos e gestores que participam, nos dias 21 e 22 de março, do 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, em Campo Grande.

O programa tem por objetivo monitorar os veículos em tempo real e calcular a rota mais eficiente de acordo com o destino. Segundo o prefeito João Alfredo, o software utilizará uma inteligência artificial que verifica os melhores roteiros de viagem.

“O território de Ribas corresponde a 80% do estado de Sergipe, que é o menor estado brasileiro e temos mais de 100 linhas de transporte escolar. Todos os veículos do transporte escolar já eram rastreados. Com esse novo projeto, haverá um grande painel de monitoramento e qualquer desvio no trajeto será alertado. Isso vai trazer mais segurança para os nossos estudantes e mais economia aos cofres públicos”, contou o prefeito.

O uso de tecnologia para a vigilância dos serviços públicos em Ribas do Rio Pardo não está restrita ao setor de transporte público. Há um ano, a prefeitura também lançou um programa que possibilita a população ter acesso a tudo que acontece na cidade em tempo real e, ainda, sugerir melhorias para o poder público. Trata-se do Ribas Digital, um aplicativo com inúmeras funcionalidades, desde a solicitação de troca da lâmpada de um poste até o agendamento de consultas médicas e emissão da taxa de lixo.

“O Ribas Digital foi implementado há um ano e hoje já conta com mais de dois mil usuários, tendo novas adesões a cada dia”, relata o prefeito. “A inteligência artificial nos serviços públicos é o futuro. Cada vez mais queremos que o contribuinte não tenha que ir à prefeitura na emissão do IPTU, da Taxa de Lixo, Certidões Negativas, pré-matrícula, ouvidoria, tudo isso ele faz pelo aplicativo. Isso impacta no dia a dia do cidadão.”

As inovações tecnológicas do município de Ribas do Rio Pardo integram apenas uma das muitas novidades que serão apresentadas no 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), será realizado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS). O objetivo é reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar da implantação de cidades inteligentes, que utilizam a tecnologia e fomentam a inovação nos serviços públicos.

As inscrições para o 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela iFractal, Inovvati Tecnologia, IGTECH, Sistema Traz Valor, Binär Tech, Portal de Compras Públicas, VoxCity e Gênesis Tecnologia. O evento tem apoio institucional da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL). 

Serviço:

2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes 
21 e 22 de março de 2024 – Campo Grande
Local: CREA – MS 
Endereço: R. Sebastião Taveira, 268 – São Francisco – Campo Grande (MS)
Início: 08h (Horário Local) 
Inscrições gratuitas para servidores públicos: sympla.com.br/rcd
Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41)3015-6812
Fonte: Rede Cidade Digital


Evelin Moreira






Mais Lidas
  1. Kate Middleton que está iniciando tratamento contra o câncer
  2. Polícia Federal apreende 150kg de cocaína em Três Lagoas - MS

Ver