Vídeos Quem Somos Contato
Cavalo é atacado por abelhas em avenida de Três Lagoas (MS), animais de grande porte é proibido na área urbana da cidade
29 de junho de 2021 10:32
Cavalo é atacado por abelhas em avenida de Três Lagoas (MS), animais de grande porte é proibido na área urbana da cidade
Foto: Fatos MS

Na tarde da última sexta-feira (25), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) prestou apoio ao Corpo de Bombeiros no atendimento a um cavalo que sofreu ataque por um enxame de abelhas em Três Lagoas.

O incidente aconteceu em um terreno localizado na Avenida Ponta Porã, no bairro Vila Alegre, onde o animal estava amarrado e teria sofrido diversas picadas de abelhas, não conseguindo correr para se livrar do ataque.

Conforme a veterinária da SEMEA, Andréia Santana, o cavalo foi encontrado em situação preocupante. “Trata-se de um macho adulto, pouco mais de 3 anos de vida e peso normal. Quando chegamos, os Bombeiros já tinham isolado a área e o enxame já tinha ido embora. O cavalo estava agonizando, assim iniciamos o atendimento, com a aplicação de medicamentos e observação do seu quadro clínico. Por sorte, o animal apresentou melhora e conseguiu se levantar, mesmo assim, a saúde inspirava cuidados”, explicou.

O proprietário foi orientado a ministrar o medicamento no fim de semana e encaminha-lo posteriormente à zona rural.  Pelo Código de Posturas do Município é proibido criar animais de grande porte na área urbana, justamente, para evitar acidentes e riscos à vida humana e do próprio animal.

Nesta segunda (28), a veterinária entrou em contato com o proprietário que, informou que o cavalo já estava bem e foi levado para um sítio. “A melhora dele nos trouxe um alívio, justamente por ter valido os nossos esforços para que ele sobrevivesse ao ataque e por ter sido encaminhado ao local propício. Se criado livre, ele possivelmente teria corrido para uma área mais segura e não teria sofrido a gravidade das picadas”, completou Andréia.

Mesmo as providências terem sido um sucesso, vale reforçar que este tipo de atendimento não é de responsabilidade da SEMEA.

LEI

Criar animais de grande porte (cavalos, vacas, ovinos e outros) em perímetro urbano é proibido, conforme a Lei Municipal 1.460/1998. O proprietário é notificado a levar para zona rural ou local específico para seu habitat, caso descumpra as medidas e prazo estipulado, sofre multa e apreensão do animal.

CONSCIENTIZAÇÃO

“Algumas pessoas batem de frente com estas determinações, justificando que Três Lagoas tem a tradição de criação de cavalos e outros, porém, a realidade hoje é outra e, animais como estes não podem ser criados em terrenos, quintais ou espaços pequenos. Se o dono tem amor e cuidado, precisa compreender que o melhor lugar para a sua criação é em pasto aberto e amplo”, concluiu.

SERVIÇO

Para denúncias de maus tratos, abandono, acidentes, criação irregular e animais soltos em vias públicas, o cidadão pode entrar em contato com a SEMEA pelo telefone (67) 3929-1248.


Prefeitura de Três Lagoas






Mais Lidas
  1. Edificações nos rios de Três Lagoas (MS) é tema de reunião solicitada pela SEDECT à empresa CTG Brasil
  2. Governo de Mato Grosso do Sul inicia pagamento de auxílio aos profissionais de turismo nesta quarta-feira (15)
  3. Veículos com placa final 9 devem ser licenciados até o dia 30
  4. Base e oposição ao governo querem mudanças no novo Bolsa Família
  5. Brasil investe US$ 1 bilhão em importação de placas solares por ano, diz estudo

Ver