Dia do Folclore: A Riqueza da Cultura Popular Brasileira

Dia da cultura
Foto: Bianca Paiva/EBC

Hoje, 22 de agosto, é o Dia do Folclore, uma data que celebra a rica e diversa cultura popular brasileira e que foi criada para incentivar estudos para preservar o acervo do folclore brasileiro formado por histórias, danças, canções e personagens que representam a identidade e as tradições de diferentes regiões do país. Quem não conhece figuras como o Saci Pererê, a Cuca e o Boitatá? Eles fazem parte da literatura folclórica brasileira e enriquecem o nosso imenso acervo cultural. O Folclore são manifestações da cultura.

A data, 22 de agosto, é celebrada internacionalmente. A data foi escolhida porque, em 1846, o escritor inglês William John Thoms criou a palavra “folklore” ao juntar os termos “folk” (povo) e “lore” (conhecimento). Desde então, o folclore passou a ser reconhecido como o “saber tradicional de um povo.”

Aqui no Brasil o folclóre representa uma mistura única de influências indígenas, africanas e europeias, resultado da nossa imensa riqueza cultural. Personagens como o Curupira e festas como o Bumba Meu Boi são celebrados em todo o país, mantendo vivas as raízes culturais do Brasil.

Reportagem Katia Maia/Agência Voz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui